ISVOR

FCA

PROGRAMA DE LÍDERES

2020

Foto por Carolina Marini
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A FCA, assim como outras grandes empresas enfrenta um processo de profundas transformações no seu setor de atuação. Novos players assimétricos vêm entrando no jogo, o ciclo dos produtos vem se encurtando e os serviços têm assumido uma relevância cada vez maior na visão dos clientes.

Pensando nisto a empresa encomendou um programa de líderes que pudesse debater estes aspectos considerando 3 drivers principais: a Centralidade no Cliente, a Sustentabilidade do Negócio e a Construção de uma Organização Efetiva e Integrada.

O programa foi estruturado em 3 etapas relacionada aos drivers citados:

  • Liderando pessoas – em que foram explorados aspectos relacionados ao papel de cada um enquanto líder (liderança de si mesmo), a liderança do time e a liderança de uma rede de relacionamentos;
  • Liderando resultados – no qual foram discutidos aspectos relacionados à percepção do contexto de negócios, seus desdobramentos para a estratégia e a condução do time para o alcance dos resultados
  • Liderando uma visão centrada no cliente – abordando a importância de uma visão centrada no cliente, o seu desdobramento em valores e comportamentos, e o trabalho da liderança junto ao time na busca deste mindset.

Cada passo teve a duração de 4 semanas e combinou atividades individuais e em grupo, virtuais e presenciais com o objetivo de ampliar repertórios, promover a conexão e a colaboração e discutir situações práticas do dia-a-dia da liderança.

Em linhas gerais foram utilizados os seguintes mecanismos:

  • Uma ampliação de repertório a partir de conteúdos curados apresentados numa plataforma de aprendizado;
  • Uma discussão assíncrona em que os participantes eram convidados a responder e opinar sobre assuntos relacionados ao tema por meio de assessments, enquetes e questionários;
  • Um estudo de caso utilizando o método Harvard envolvendo a leitura e apropriação da situação proposta e a discussão, presencial, dos principais elementos apresentados e aprendizados promovidos.
  • Além disto foi oferecido um canal de atualidades onde foram apresentados “posts” sobre conteúdos contemporâneos relacionados a gestão e liderança.

Passaram por este processo cerca de 300 líderes da operação brasileira, argentina e dos demais países da América Latina com condução das atividades tanto na língua portuguesa quanto em espanhol. Todo o processo foi seguido de um intenso programa de comunicação e engajamento e contou com um equipe dedicada à sua governança por meio de um dashboard de indicadores de engajamento.

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