SAMARCO

CULTURA ORGANIZACIONAL

2021

compartilhe

O contexto contemporâneo de incertezas, complexidade e transformações impôs um novo ritmo às mudanças organizacionais. A SAMARCO, atenta e consciente das necessidades de transformações e com o desafio de realizar a retomada das operações em dezembro de 2020, deu foco ao projeto de evolução da cultura organizacional como uma das principais estratégias para a retomada.

A Jornada de Aprendizado do Programa foi dividida em cinco fases, cada uma dedicada a um traço cultural, mas sempre correlacionado com os demais.

O ISVOR, como o parceiro dessa solução educacional, em um ano marcado pelo distanciamento social, propôs ações 100% virtuais, com momentos assíncronos (sem a presença simultânea do facilitador e dos “alunos”) e síncronos (com presença simultânea de facilitador e alunos/lives), reforçando a importância da interação, em tempo real, para o processo de aprendizagem, principalmente nos diálogos entre profissionais e participantes. O ISVOR lançou mão de vários recursos didáticos para esse desafio, entre eles o uso de podcasts, micro conteúdos e game, para reforçar e consolidar o aprendizado, além de outros materiais complementares. O objetivo foi trazer uma estratégia didática que pudesse ser efetiva, considerando a diversidade do público, não só no que diz respeito aos níveis de complexidade, mas também às localidades de atuação.

Após 6 meses de trabalho, em seu feedback, a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional nos reporta ser visível a maior consciência dos profissionais em relação aos traços culturais.

Concluída a experiência junto à SAMARCO, ficamos felizes e orgulhos dessa parceria! O compromisso com a educação, transformação e inovação de parceiros permite o desenvolvimento de novas metodologias e experiências que nos movem em busca de novos olhares e soluções para os desafios contemporâneos.

mapa do site +